18.7.13

Nihongo 1- primeiras noções básicas: hiragana


   こんにちは (konnichiwa: olá) pessoal! Começaremos nossos estudos de Japonês pela base de tudo: os alfabetos, pois sem conhecê-los fica difícil lermos e escrevermos, não é mesmo? xD Será a mesma coisa de quando entramos na escola: primeiro aprendemos o alfabeto, depois palavras, frases e assim por diante aumentando o nível de complexidade, mas que fique claro que complexidade não significa necessariamente dificuldade, você pode estar pensando: poxa, japonês deve ser uma língua tão complicada...
Acalme-se! Não tire conclusões precipitadas, assim como qualquer início de aprendizagem haverão dificuldades, mas não desista, pois logo você irá pegar o ritmo e seu aprendizado simplesmente irá fluir. ^^
  Outra coisa que deve estar passando em sua mente: nossa, ela escreveu alfabetos... acho que ela errou na hora da digitação, vai ver estava distraída né. Não, eu não estava distraída xD, você leu certo! Em japonês temos três alfabetos: hiragana, katakana e kanji. Hoje o assunto do nosso post é o Hiragana, pois então, preparados? Então vamos lá!
  O hiragana é um alfabeto formado por sílabas. É usado para escrever palavras cujas não existem kanji, também pode ser usado para substituir terminações de adjetivos e verbos que contenham kanji no final. Se for usado para escrever a pronúncia de kanji, passa a se chamar furigana.



   Esta é a tabela completa do alfabeto hiragana, note que a parte verde é composta pela união de duas sílabas, por exemplo "kya" é a junção de "ki" + "ya". :D
   Há um detalhe importante que não pode passar a desapercebido: existe uma ordem de escrita, e isso vale para os três alfabetos. Segue abaixo a ordem de escrita hiragana.

  Treine bastante o alfabeto escrevendo repetidas vezes as sílabas, assim fica mais fácil memorizá-las e também memorizar a ordem dos traços. De início, os ideogramas podem sair meio tortos (pelo menos os meus saíam xD ) mas você pode treinar isso utilizando folhas de papel quadriculado, ou seja, determinando o espaço destinado a escrita de cada ideograma. Quando eu começei a aprender nihongo eu tinha um caderno no qual eu ia escrevendo repetidamente as sílabas por uma determinada quantidade de linhas.
  Caso preferir, aqui você encontra tarefas para treinar a escrita do hiragana, você pode optar em baixar o arquivo e imprimí-lo. Independentemente de qual método você utilizará o importante é não deixar de treinar :D treine um pouco a cada dia, lembre-se que quantidade não significa qualidade, pelo menos sob o meu ponto de vista, acho mais vantajoso estudar um pouco bem estudado do que estudar muito em termos de quantidade e não obter resultados satisfatórios, mas isso fica a critério de cada um. :D
 Até o próximo post, e bons estudos a todos \õ 
                                 

3 comentários:

  1. AH! Amei queria aprender Japonês mas não sabia por onde começar,ah e sobre o que vim falar,você deixou um comentário na parceria do meu blog,então aceito sim a parceria com você!!

    http://sarang-cute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado *o* comecei faz pouco tempo, então ainda não tem muita coisa aqui no blog kkkk mas pretendo postar ao máximo aqui.
      Obrigada por aceitar a parceria! Já coloquei seu blog aqui também.
      Volte sempre \õ/

      Excluir
  2. Muito legal! *-*
    Vc tem o resto dos alfabetos?
    Duas perguntinhas: Oq significa Nihongo?
    Como assim ordem escrita? (a última tabela)

    ResponderExcluir