25.7.13

Sumie

                        
  こんにちは みんなさん \õ
  Hoje falarei um pouco sobre Sumie, uma arte milenar japonesa. A prática do Sumie teve origem na China durante o período da Dinastia Sung, que corresponde aos anos de 960 a 1274, sendo depois levada ao Japão onde foi muito difundida. O Sumie tem origem na caligrafia chinesa, suas pinceladas são as mesmas aprendidas na escrita.
  Ao contrário da pintura ocidental clássica que teve como meta o realismo na retratação dos objetos, o Sumie é feito através da percepção do artista, ou seja, eles buscam capturar e passar para o papel a essência de objetos, pessoas, animais, paisagens. Muito além de uma bela arte de traços singulares, o Sumie representa uma filosofia.
  A principal característica é a rapidez com que são feitas as pinceladas, em que o artista deve transmitir sua inspiração momentânea sem que haja tempo para reflexões. Os traços são únicos e não há possibilidades de correções, caso houver algum erro a obra pode ser considerada "morta". Esse pensamento mais tarde foi assimilado pelos Samurais em técnicas de combate, pois devido à velocidade dos confrontos um único erro poderia levar à morte, um golpe de espada deveria ser feito sem chances de correção ou reflexão, deveriam ser espontâneos assim como os traços do Sumie.
  Originalmente o Sumie é feito apenas com a tinta preta, que na filosofia oriental representa a mais simples cor, mas hoje há tendência à introdução de cores em que representam do espírito do objeto, como por exemplo nas pétalas de flores.
  Os pincéis utilizados na prática do Sumie são geralmente feitos de pelo de ovelha ou texugo, em geral o pincel deve reter bastante líquido e proporcionar traços com nuances diferentes, sendo possível criar diversos tons e cada pincelada deve ser carregada de energia. O papel utilizado na maioria das vezes são finos e absorventes, a fabricação dos papéis tradicionais do Sumie dá-se pelos seguintes processos: primeiro são retiradas finas cascas de árvore e as mesmas são secas ao sol, após secas elas são enxaguadas em um córrego, fervidas e amassadas, depois de feito esse processo são adicionadas em uma solução de água e cola, obtendo assim a chamada "polpa" que em seguida é levada a um cesto de bambu onde bate-se a mistura modelando-a em folhas que depois serão secas ao sol.
  Hoje, muitas pessoas de cargos elevados e executivos praticam o Sumie não somente para relaxar mas a fim de melhorarem em relação aos negócios e à tomadas de decisões rápidas, o que é vital nesse meio.
  Os praticantes do Sumie devem ter uma maior percepção constante do ambiente a sua volta, pois ao pintar um objeto deve-se conhecê-lo bem antes para evitar reflexão ou dúvida durante o processo. Certamente além de ser uma bela forma de arte, o Sumie proporciona uma maior consciência sobre a vida existindo por parte dos praticantes uma maior sensibilidade àquilo que os cerca.
  Segue abaixo algumas imagens de Sumie:












              
Bom, pessoal fico por aqui, até o próximo post \õ
  さようなら (até logo)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário