28.10.13

Nihongo 4- Substantivos, pronomes pessoais e possessivos

  Miiiiina-san! Tudo bem? Só hoje consegui vir postar, estou muito cansada T.T
Fim de semana fui fazer enem, alguém foi também? (rimou xD). No primeiro dia eu estava muito nervosa kkkk já no segundo eu estava louca pra fazer a prova (na verdade, era mais curiosidade para saber o tema da redação), confesso que estou viciada em escrever redações. Mas ainda não poderei descansar pois daqui duas semanas tenho mais provas xD.
  Hoje fui na consulta médica e adivinhem: vou ter que tirar o açúcar da minha vida (nãããããão, eu amo doceees), que vida cruel, viu. Eu simplesmente AMO doces, e amo fazer doces T.T, mas, enfim, é por uma causa justa... se eu não fizer isso corro o risco de ter diabetes futuramente. Aí sim que a coisa fica feia D:
  Mas deixando isso de lado, vamos ao assunto de hoje, né? xD
Como faz tempo que não faço nenhum post sobre nihongo, hoje teremos um kkkk e vamos falar sobre substantivos e pronomes. Prontos(as)? Bora lá \õ
  Primeiramente, a respeito dos substantivos é importante dizer que diferentemente da Língua Portuguesa, em Japonês eles não sofrem variações de gênero (masculino e feminino) nem de número (singular e plural ). Portanto se você deseja usar um substantivo qualquer, como por exemplo "gato/gata", em Japonês você irá se referir a gato fêmea e a gato macho somente por "neko", ok? =^.^=

  Agora,  para facilitar o estudo dos pronomes iremos classificá-los em três ordens: pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos (sendo este ultimo subdividido em quatro grupos: "ko", "so", "a" e "do"). Os demonstrativos deixarei para o próximo post, pois eles são mais complexos por isso quero dedicar um somente a eles para deixar tudo bem explicado. :D

1. Pronomes pessoais:
Eu              watashi
Você          anata
Ele/ela        kare/kanojo
Nós           watashitachi
Vocês        anatatachi
Eles/elas    karera/kanojora

Note que na primeira e segunda pessoa do plural basta acrescentar
tachi para indicar a pluralidade ( anata- anatatachi) Já para as terceiras pessoas do plural você irá acrescentar ra (kanojo- kanojora).

2. Pronomes possessivos:
Meu              watashi no
Seu               anata no
Dele/ dela     kare no/ kanojo no
Nosso          watashitachi no
Seus             anatatachi no
Deles/delas  karera no/ kanojora no

Para formar os pronomes possessivos, basta acrescentar
no aos pronomes pessoais.

 
No próximo post iremos falar sobre os pronomes demonstrativos, eles tem uma dinâmica bem interessante. Mas me digam, o que acharam? Tem dúvidas? Fiquem à vontade para perguntar xD.
Desejo uma ótima semana a todos vocês e até mais \õ/

                                                                                                                      

4 comentários:

  1. Heeey...

    xD Enem, eu queria ter feito, mas como não tenho tido tempo pra estudar, achei melhor não fazer...meu marido fez, e mesmo sem estudar conseguiu acertar mais da metade kkkk

    >-< ahh, que maldade, ficar sem doces é muito triste, mas é mais triste ainda ter diabetes, então acho que fez o certo, o cortando da sua vida..ç.ç'

    o-o Queria tanto aprender japonês, mas como sou uma pessoa muito ocupada #hohoho, fica complicado aprender coisas apenas por gostar...afinal, como minha mãe dizia:" se você não vai morar no Japão, não vai ser professora de Japonês, não vai casar com um, pra quê você quer aprender essa língua, criatura!?" '-' éééé....mamãe é tensa, ela não entende o quanto eu adoraria morar lá ç_ç'

    xD Mas então, senhorita, como faz para ser Afiliado?

    Se estiver interessada, é só me contatar no meu blog:
    http://www.lovenista.blogger.com.br/index.html

    n.n/ Té loguinhu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooiii \õ/ ah entendi, nossa esse ano eu tenho estudado bastante mas no meio do ano confesso que eu já tinha perdido um pouco do pique uahsuashuahs, mas agora tive que me recuperar. Ele foi bem! xD Meus professores todos falaram que esse ano o enem foi mais puxado (eu também achei isso kkkkk)
      Maldade é elogio, é crueldade mesmo... está sendo tão dificil ç.ç mas, enfim, há males que vem para o bem ahsuahsuashua
      Aposto que você iria amar estudar japonês, sempre falam que é um bicho de sete cabeças, mas não é tão difícil assim como dizem kkkkk. Já a minha mãe fala que ela ficaria louca caso tentasse aprender xD
      Eu também tenho muuuuuuita vontade de morar lá *o* na verdade, tenho vontade também de ir estudar lá! Eu fico imaginando minha reação ao ver um monte de mangás na minha frente: simplesmente ter um ataque. xD
      Eeeeeba você quer se afiliar \õ/ basta colocar o link do meu blog no seu, eu já irei colocar seu blog na minha elite *o*
      Até loguinho, Maria. *-*

      Excluir
    2. Yaay, fui aceita! *-*

      XD sim, o enem esse ano parece ter sido bem puxado mesmo, eu vi as provas, e nossa, que medo, viu...x-x fiquei tonta tentando resolver as questões!
      Pois é, há males que vem para o bem mesmo!

      Eu amaria estudar lá também! E não acho que seja tão difícil assim, toda língua tem alguma dificuldade...lá fora o Português é considerado o mais difícil, por exemplo..O-o e aqui o povo tenta falar inglês sem nem saber o português direito!
      >-< Não sei o que faria ao ver tantos mangás, eu surtaria!

      xD mas então!! Já coloquei seu link na lista de afiliados! 8D
      Assim, a resolução do meu pc é de 1366x768, então se sua resolução for menor, então talvez não esteja vendo a barra lateral do meu blog, aonde fica a lista de afiliados, parceiros, e etc n-n'''

      Ai é só mover a barrinha lá embaixo pra ver o blog todo. XD
      Obrigada pela visita, fiquei muito feliz!

      E o seu blog é que é muito kawaii! Eu ainda estou aprendendo kkk

      Até logo n-n/
      C yaa

      http://www.lovenista.blogger.com.br/index.html

      Excluir
    3. O maior problema do enem é a exaustão que ele provoca nas pessoas. Teve um momento em que eu estava no estado " li mas não li nada" suashaushaus não importava o quanto eu lia a questão, sempre ficava na sensação de não ter lido! xD
      Eu mesma acho Português mais difícil que o Japonês xD por conta do volume de conceitos que nossa língua carrega. Hoje mesmo uma estrangeira me fez uma pergunta e eu respondi "isso!" aí eu fiquei pensando -putz... será que ela entendeu? talvez eu deveria ter respondido 'sim' para ficar mais claro- mas enfim, é hábito da língua falada, foi automática a minha resposta hasuhasuahuahs
      Aah entendi sim! Eu consegui encontrar esse espaço kkk *-*
      awn fico muito grata pelo elogio!! Que bom que você gosta daqui *o*
      Até logo e volte sempre *-*

      Excluir